domingo, 27 de novembro de 2011

domingo, 13 de novembro de 2011

Câmara Municipal de Vereadores de Sapucaia do Sul

A seguir a foto da Câmara Municipal de Vereadores de Sapucaia do Sul:



A foto está no site da Câmara Municipal de Vereadores de Sapucaia do Sul, site que pode ser acessado neste endereço.

domingo, 6 de novembro de 2011

Faculdades Equipe antes da obra do prédio novo

A seguir uma foto tirada nos anos 1990 do alto da passarela da prefeitura que mostra os trilhos do trensurb e, ao centro, a Faculdades Equipe antes da belíssima obra do prédio novo. Também podemos ver, bem ao fundo, o Morro de Sapucaia, imponente, majestoso.


sábado, 5 de novembro de 2011

Shopping de Sapucaia do Sul ainda vai demorar para ser aberto em sua totalidade

Muito se tem falado nos últimos dias do shopping de Sapucaia do Sul, empreendimento situado na avenida João Pereira de Vargas (ao lado do Nacional e próximo da Revistaria TexBR) e que está por ser aberto há anos e que nunca abre.

Depois de ouvir diversas piadinhas quanto ao fato de o shopping abrir ou não abrir, e depois da informação de que o tal Shopping deve abrir neste final de semana (5 e 6 de novembro de 2011) eu fui conferir com meus próprios olhos o andamento das obras e compartilho com vocês aqui no AmoSapucaia o que constatei.

Sendo sincero e otimista ao extremo, se houver inauguração neste final de semana conforme estão anunciando, presumo que somente abrirão ao público o andar térreo, o que seria um tiro no pé, como se poderá deduzir da matéria e fotos mostradas a seguir.

A primeira forte constatação é que por certo não deveríamos chamar o empreendimento de shopping e sim de centro comercial, ou conjunto comercial, visto que esta obra tem um conceito arquitetônico dos anos 90 do século passado, estando mais para uma reunião de algumas lojas fechadas num mesmo ambiente do que para um shopping no autêntico conceito contemporâneo a que estamos acostumados: um centro de compras que tem de tudo, inclusive estacionamento.


A segunda constatação é que, se é que vão mesmo abrir o centro de compras (ou pelo menos o andar térreo), o mínimo a fazer seria preparar o ambiente externo, o qual está feioso ao extremo. A estética tem que ser o cartão de visita de qualquer empreendimento, mas neste, a aparência externa está degringolada, os vidros estão encardidos de sujeira, há obras inacabadas (na esquina) e canteiros que ao invés de flores tem guanxumas e ervas daninhas de diversas espécies... 

Além disso, o mau cheiro junto às paredes externas é insuportável, haja vista que drogados e mendigos fazem sem pudor algum suas necessidades fisiológicas junto à parede ou, quando atravessam alguma onda  ecológica, trepam na amurada e obram nos canteiros de ervas daninhas...

Agora, verdade seja dita: a aparência interna, naquilo que já está pronto, está caprichado, formando um conjunto agradável aos olhos. A clarabóia deixa o céu à mostra e, na composição, lembra um relógio marcando 11 horas e 5 minutos...










Se fôssemos olhar apenas o andar térreo e do térreo olhar para cima sem nos outros andares circular, poderíamos dizer que a obra estaria perto de estar concluída, mas infelizmente temos que olhar a totalidade da obra. Diversas salas comerciais do segundo andar para cima estão no estado bruto, sem revestimento, sem pintura e possivelmente sem elétrica e sem hidráulica. Embora com operários trabalhando diariamente no local, ainda falta muito a fazer do segundo andar para cima.

Quando pensamos em um shopping ou centro comercial, também pensamos em entretenimento e lazer, mas pelo visto, entretenimento e lazer ainda vai demorar para ser disponibilizado aos frequentadores deste empreendimento... A sala de cinema e a praça de alimentação, que naturalmente atraem muita gente, ainda estão no concreto, sem nada de acabamento. E vão demorar para estarem prontas...



Eu gostaria imensamente que pudéssemos mostrar a pujança de nosso município e pudéssemos inaugurar este  centro comercial com lojas em pleno funcionamento. Mas, pelo visto, ainda vai demorar para concluírem (em sua totalidade) este empreendimento...

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Estação Sapucaia do Trensurb

Alguns registros da Estação Sapucaia do Trensurb, no centro de Sapucaia do Sul, fotografada na noite de 3 de novembro de 2011.









quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Vitrine Campeira é destaque na Rádio Equipe

No sábado, 29 de outubro, ajudei a fazer o programa Agendão do Gordo e, ao final, aproveitei e registrei os radialistas do programa Vitrine Campeira, na Rádio Equipe, 87.9 FM, programa que começa logo após o programa de Volmir Rodrigues.

Da esquerda para a direita: Jaider Fernando Aresi, eu e Anderson Dias.



domingo, 30 de outubro de 2011

Casa de Cultura de Sapucaia do Sul

A seguir, foto que registra a Casa de Cultura de Sapucaia do Sul, instalada na rua Manoel Athanázio Dias, quase esquina com Avenida Sapucaia, próximo da Prefeitura Municipal.

sábado, 29 de outubro de 2011

Em Sapucaia do Sul: Sergio Napp, escritor, compositor e poeta

Ocorreu na tarde de 27 de outubro, um grande encontro literário em Sapucaia do Sul, na Escola Estadual Gladis Rita Braitenbach: Sergio Napp, escritor, compositor e poeta foi a estrela do evento Autor Presente, abrilhantando a todos com suas histórias, vivências e experiências.

Sergio Napp nasceu a 03 de julho de 1939 em Giruá/RS. Formou-se em engenharia, tornou-se professor universitário e procurou caminhos, ora através da literatura, escrevendo de tudo e sobre tudo, tendo publicações em jornais de Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro, ora através da música, participando e sendo premiado em diversos festivais.






Premiado em diversos concursos literários (Porto Alegre/RS, com Lua pequena/poesia; Pelotas/RS, com Fábio/conto; Uberaba/MG, com Gilian/conto; e Toledo/PR, com José/conto), possui cincos títulos editados pela Editora Tchê!: Quintais da madrugada (poesia), Para voar na boca da noite (contos), A construção da casa (poesia), Jogo de circunstâncias (novela) e Pássaro dos dias de verão (novela). Três títulos pela WS Editor: Estranhos sentimentos (contos), A gangue dos livros (infanto-juvenil) e Passarinhar-se (infantil); um pelo IEL, memória das águas (poesia), um pela Editora Saraiva, delicadezas do espanto (poesia infanto-juvenil) e, o mais recente, pela Travessa dos Editores, caixa de guardados (poesia). Publicado na Bacchanales no. 40/Revue de La Maison de la Poesie Rhône-Alpes/2006.

Com delicadezas do espanto participou da 42ª. Feira do Livro Infantil de Bolonha/Itália. 

Patrono da 20ª. Feira do Livro de Bento Gonçalves/RS (2005).











Abaixo Sérgio Napp, o coordenador da 27ª CRE de Canoas, Edson Portilho, que se fez presente, representando o órgão, e a diretora Melissa Drehmer, a grande responsável pela criação e realização desta Tarde com Autor Presente.



Vivi também meu momento de fã, leitor e apreciador das letras de música de Sergio Napp.





A música Desgarrados, escrita pelo compositor Sergio Napp junto com Mario Barbará, foi vencedora da 11ª Califórnia da Canção Nativa de 1981, em Uruguaiana. Meus olhos, também de sua autoria, foi cantada por Elis Regina. Além dessas, Sergio Napp tem centenas de outras letras de músicas premiadas, em diversos festivais Brasil afora (e inúmeras outras escritas e ainda não gravadas).

Entre 1987 e 1991, foi diretor da Casa de Cultura Mario Quintana, durante o governo de Pedro Simon. Nos anos de 1997 e 1998, durante governo de Antônio Britto, foi novamente diretor da Casa de Cultura Mario Quintana. Assim como em 2003, durante o governo de Germano Rigotto.

Abaixo fotos da seção de autógrafos que o autor concedeu ao final de sua brilhante palestra.
























A comunidade escolar elogiou e gostou imensamente do evento Autor Presente com Sergio Napp. Ficou um gostinho de quero mais... Quem será o próximo autor que virá abrilhantar e valorizar nossa Sapucaia do Sul? Tão logo tenha mais notícias, posto aqui neste espaço.