sábado, 29 de outubro de 2011

Em Sapucaia do Sul: Sergio Napp, escritor, compositor e poeta

Ocorreu na tarde de 27 de outubro, um grande encontro literário em Sapucaia do Sul, na Escola Estadual Gladis Rita Braitenbach: Sergio Napp, escritor, compositor e poeta foi a estrela do evento Autor Presente, abrilhantando a todos com suas histórias, vivências e experiências.

Sergio Napp nasceu a 03 de julho de 1939 em Giruá/RS. Formou-se em engenharia, tornou-se professor universitário e procurou caminhos, ora através da literatura, escrevendo de tudo e sobre tudo, tendo publicações em jornais de Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro, ora através da música, participando e sendo premiado em diversos festivais.






Premiado em diversos concursos literários (Porto Alegre/RS, com Lua pequena/poesia; Pelotas/RS, com Fábio/conto; Uberaba/MG, com Gilian/conto; e Toledo/PR, com José/conto), possui cincos títulos editados pela Editora Tchê!: Quintais da madrugada (poesia), Para voar na boca da noite (contos), A construção da casa (poesia), Jogo de circunstâncias (novela) e Pássaro dos dias de verão (novela). Três títulos pela WS Editor: Estranhos sentimentos (contos), A gangue dos livros (infanto-juvenil) e Passarinhar-se (infantil); um pelo IEL, memória das águas (poesia), um pela Editora Saraiva, delicadezas do espanto (poesia infanto-juvenil) e, o mais recente, pela Travessa dos Editores, caixa de guardados (poesia). Publicado na Bacchanales no. 40/Revue de La Maison de la Poesie Rhône-Alpes/2006.

Com delicadezas do espanto participou da 42ª. Feira do Livro Infantil de Bolonha/Itália. 

Patrono da 20ª. Feira do Livro de Bento Gonçalves/RS (2005).











Abaixo Sérgio Napp, o coordenador da 27ª CRE de Canoas, Edson Portilho, que se fez presente, representando o órgão, e a diretora Melissa Drehmer, a grande responsável pela criação e realização desta Tarde com Autor Presente.



Vivi também meu momento de fã, leitor e apreciador das letras de música de Sergio Napp.





A música Desgarrados, escrita pelo compositor Sergio Napp junto com Mario Barbará, foi vencedora da 11ª Califórnia da Canção Nativa de 1981, em Uruguaiana. Meus olhos, também de sua autoria, foi cantada por Elis Regina. Além dessas, Sergio Napp tem centenas de outras letras de músicas premiadas, em diversos festivais Brasil afora (e inúmeras outras escritas e ainda não gravadas).

Entre 1987 e 1991, foi diretor da Casa de Cultura Mario Quintana, durante o governo de Pedro Simon. Nos anos de 1997 e 1998, durante governo de Antônio Britto, foi novamente diretor da Casa de Cultura Mario Quintana. Assim como em 2003, durante o governo de Germano Rigotto.

Abaixo fotos da seção de autógrafos que o autor concedeu ao final de sua brilhante palestra.
























A comunidade escolar elogiou e gostou imensamente do evento Autor Presente com Sergio Napp. Ficou um gostinho de quero mais... Quem será o próximo autor que virá abrilhantar e valorizar nossa Sapucaia do Sul? Tão logo tenha mais notícias, posto aqui neste espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário